sábado, 4 de outubro de 2008

O texto argumentativo é normalmente constituído por três partes: a introdução, na qual se apresenta a tese ou a ideia principal; o desenvolvimento, que desenvolve e fundamenta a ideia principal; e a conclusão, considerada uma espécie de síntese. Tem como objectivo persuadir. Podendo tratar qualquer tema ou assunto, o argumentador/orador deve utilizar argumentos verdadeiros e convincentes e também contra-argumentos.
Podendo de falar de qualquer assunto, vou abordar a criminalidade. Escolho este tema porque hoje, quando ligamos a televisão, num telejornal, ou quando vamos às papelarias, somos bombardeados com notícias sobre a criminalidade, tema já constantemente debatido na sociedade. Vamos focar a situação específica de Portugal. O número de crimes no nosso país tem vindo, cada vez mais, a aumentar. Nos últimos anos, são frequentemente assaltadas empresas financeiras, bombas de gasolina, lojas, ourivesarias. Tem havido um aumento significativo de uma nova espécie de assaltos, o ‘’car jacking’’, que consiste no roubo de carros e na violência com que o criminoso ou criminosos obrigam as vitimas a deixarem o seu próprio veiculo nas mãos dos assaltantes. Em 2007/2008, verificou-se o maior aumento de criminalidade, mas isto não acontece só em Portugal. Todos os países, sejam ricos ou pobres, são afectados por esta onda de crimes. Achamos que estas situações acontecem devido à crise económica, mas não reconhecemos que se deva recorrer à violência e à criminalidade para alterar a situação financeira de cada um. As pessoas que praticam estes crimes necessitam de ajuda, estão desequilibradas e com falta de apoio social e económico.
Em conclusão, este ciclo de violência vai continuar a aumentar, acompanhando a crise que nos afecta. Penso que as famílias ricas vão continuar ricas e as pobres cada vez mais pobres. A falta de segurança é um ponto fulcral, pois se esta não existir como deve, os roubos e os assaltos vão continuar a existir. Para prevenir estas situações dever-se-ia optar pela necessidade de uma «alteração» da estratégia de combate à criminalidade.
Madalena e Leonardo

Sem comentários: