terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Acto III
Cena IV
Mudança de Telmo:

Telmo era o homem de confiança de D. João de Portugal e reprovava o casamento de D.Madalena com Manuel de Sousa Coutinho, pois, na sua óptica, o homem que merecia todo o respeito era D.João.
Entretanto, há vários factos que provocam a mudança em Telmo:
- o reconhecimento pelo carácter de grande patriota que não hesita em deitar fogo à sua casa para mostrar aos governadores castelhanos que, para ele, rei só havia um: Português (estamos a falar de Manuel de Sousa Coutinho);
- a vivência ao lado de Maria, vê-la a crescer e desenvolverem-se nela dotes admiráveis que despertam nele, no velho Telmo, o seu coração de homem sensível quase como um avô que acompanha dia-a-dia aquela menina em fase de crescimento e ele adora-a, ajuda a educá-la, conta-lhe histórias e, a cada dia que passa, vai ficando cada vez mais preso a Maria.
Com estes dois grandes factos não admira que haja uma mudança em Telmo, relativamente a Manuel de Sousa Coutinho a quem agora admira e compreende. Relativamente àquela menina que vê crescer dia a dia e a quem ele ama, recusa-se a pensar que ela pode sofrer com o afastamento dos pais e prefere ficar do lado dela em vez do lado do seu antigo rei, D.João de Portugal.
Quando fala com D. João, nota-se essa mudança, ele explica-lhe que na sua ausência, ou seja naqueles 14 anos tinha nascido uma menina inocente e que merecia ser feliz, não castigada pelo destino, pelo seu regresso e toma uma posição que, outrora nem em causa punha.


Ana Patacão

Sem comentários: