quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

“Cautela com os amores. Pensem duas vezes antes de casarem com um muçulmano, pensem, pensem muito seriamente, é meterem-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam.”?
É a coisa mais racista que alguma vez ouvi, mas, ao mesmo tempo compreensível. Sim, porque as pessoas têm um certo hábito de julgar em vez de perceber. Preferem ir pelo caminho mais fácil e discriminar do que ir pelo mais difícil e perceber o que é diferente.
Penso que as palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa fazem sentido para algumas pessoas, pois estamos inseridos numa sociedade que ainda não está totalmente evoluída em relação às outras culturas. Inicialmente, era um escândalo, uma jovem de cor branca envolver-se com um rapaz de origens africanas. Era uma afronta à dignidade portuguesa. Mas, sinceramente, nunca percebi o porquê destas opiniões, pois as relações com o nosso país e o continente africano já vêm escritas na História de Portugal.
Hoje em dia, um casamento entre pessoas de origens portuguesas e africanas já não é um tabu da nossa sociedade porque, ao longo do tempo, as pessoas tentaram entender e aceitar as pequenas diferenças existentes.
Acho que as diferenças entre a cultura portuguesa e a muçulmana também poderão ser ultrapassadas pois a mente das pessoas está em constante evolução. Não será, certamente, por estar escrito que um homem muçulmano tem de ser o ‘dono’ da sua mulher ou de mais, que as próximas gerações que se fixem em Portugal pensem assim.

Raquel

Sem comentários: