quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Embora não tenha ouvido o Cardeal Patriarca de Lisboa a alertar as portuguesas para os riscos dos casamentos com muçulmanos, li a notícia do jornal «Público» que relatava esse assunto.
A notícia mostrava algumas frases ditas pelo Cardeal como “o monte de sarilhos que iriam arranjar ao casar com muçulmanos, que nem Ala sabe onde acabam”. Na minha opinião, o que o Cardeal quis dizer com esta frase é que as mulheres que se casam com os muçulmanos ficam metidas em tamanhos problemas que nem Alá, o seu Deus, saberá acabar com eles. Dando um exemplo real, para dar uma maior credibilidade ao seu discurso, ao alegar que uma jovem francesa de educação cristã quando foi para “o país deles” foi obrigada a cumprir o regime das mulheres muçulmanas. O Cardeal acrescentou ainda que o diálogo com os muçulmanos em Portugal é muito difícil, visto que eles estão sempre a tentar converter os católicos à sua religião.
A meu ver, o Cardeal Patriarca fez uma generalização apressada com o caso da jovem francesa. Para além disso, penso que está a discriminar a comunidade muçulmana, o que é mais fácil do que compreender porque é que tem determinados comportamentos, dando origem a confrontos culturais, por vezes demasiado fortes.
O Islão é a segunda religião com mais fiéis no mundo, onde o número de crentes tem vindo a crescer mais do que em qualquer outra. Existem cerca de 1, 3 biliões, no entanto, apenas 18% vive no mundo árabe. Em Portugal estima-se que existam 30 mil muçulmanos e, segundo o Cardeal Patriarca de Lisbao, é muito difícil falar com eles. Agora eu pergunto como é que Portugal pode então viver pacificamente?
O islamismo reconhece elementos de verdade no judaísmo e no cristianismo. Todos os profetas do judaísmo são reconhecidos também como profetas no Islão, assim como Jesus Cristo, que de acordo com a perspectiva muçulmana teria anunciado a vinda de Maomé. Para os seguidores destas duas crenças o Corão reservou a noção de “Povos do Livro”estabelecendo que devem ser tolerados devido ao facto de possuírem escrituras sagradas. À medida que os muçulmanos tomaram contacto com outras religiões detentoras de revelações escritas, acabaram em alguns casos por conceder-lhes também esse estatuto.
Porém, se o Islão reconhece o papel preparatório do judaísmo e do cristianismo, considera igualmente que os seguidores destas religiões acabaram por seguir caminhos errados. Os judeus procederam mal ao adorarem o bezerro de ouro, tendo-se tornado idólatras, enquanto que os cristãos erraram ao considerar Jesus filho de Deus e a defender doutrinas como a da Santíssima Trindade.
O Islão é também uma religião onde não há uma autoridade oficial que decide se uma pessoa é aceite ou excluída da comunidade de crentes. O Islão é aberto a todos, independentemente de raça, idade, género, ou crenças prévias. É suficiente acreditar na doutrina central do islamismo, acto formalizado pela recitação da chahada, o enunciado de crença do Islão, sem o qual uma pessoa não pode ser considerada um muçulmano. Sendo assim, na minha opinião, quem entra deverá sair com a mesma facilidade, portanto, as mulheres que se casam com muçulmanos, se estão insatisfeitas, deverão sair de igual forma, não competindo ao Cardeal alertá-las sobre tal.

Ana Margarida

Sem comentários: